Dirofililariose (Verme do Coração) é o nome de uma doença grave e que pode ser fatal para cãe e gatos. Nessa doença, vermes adultos vivem no coração e nas artérias pulmonares (pulmão) e podem causar insuficiência cardiáca e doença pulmonar grave, levando o animal à morte Toda nossa equipe é treinada para que o atendimento seja feito da forma mais ágil e precisa possível.
A dirofilariose canina é tranmitida por mosquitos (Pernilongos) tropicais, sendo alguns da mesma família do mosquito da dengue.
Os cães infectados podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas como tosse, intolerância ao exercício e dispneia. Em casos graves, podem ser observados ascite, edema de membros e síncope.
A doença silenciosa é muito comum, sendo muitas vezes negligenciada. A dirofilariose canina é tranmitida por mosquitos (Pernilongos) tropicais, sendo alguns da mesma família do mosquito da dengue.
Quando não tratada, a dirofilariose pode levar à morte dos animais infectados que apresentam sintomas.
No Brasil, não existem produtos registrados para eliminar os parasitas adultos - a prevenção é a única forma de evitar a doença.
Cães que frequentam região de praia ou litoral, como em nossa região, precisam prevenir Dirofilariose ou Verme do Coração.
Quando um mosquito contaminado pica o seu cão ou gato, ele passa essas microfilária para a corrente sanguínea do animal, ficando lá por algum tempo antes de seguir para o coração.
No coração, esses vermes crescem, ficando adultos e levando a alterações importantes no coração, nas veias e artérias.
A boa notícia é que a Dirofilariose pode ser evitada. A consulta veterinária e a medicação preventiva (injeção ou administração oral de substâncias que realizam a quimioprofilaxia) são os métodos mais indicados. Coleiras e repelentes para evitar as picadas de mosquitos são também recomendados.
não é seguro iniciar a medicação preventiva sem antes fazer o teste rápido! Pacientes portadores do verme podem desenvolver uma reação anafilática se receberem a medicação e isso pode levar a morte.